O que foi o Renascimento Comercial?
Esse movimento serviu de base para o processo de emancipação de algumas cidades. Poderia ocorrer por duas maneiras: ou era por via pacífica , pagando-se ao senhor feudal; ou pelo uso das armas, através de combate. Se fosse por este meio, havia a união de reis e burgueses, onde as tropas serviam de instrumento de intimidação para os nobres aceitarem a liberdade dos burgos. Esse movimento foi do século XI ao século XIII.
O renascimento comercial e urbano aconteceu numa fase em que o sistema feudal estava passando por uma crise, ou seja, estava em transição. Uma fase de grandes transformações (social, política econômica, religiosa e cultural) na Europa.
Onde ocorreu?
O renascimento comercial na Idade Média beneficiou principalmente as cidades italianas, alguns dos motivos foram:
- Localização geográfica favorável (mar Mediterrâneo);
- Fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente, durante a Quarta Cruzada, onde se obteve o direito à distribuição de mercadorias orientais pelo continente europeu.
- Na Europa Setentrional, o comércio ampliou-se na região dos mares Báltico e do Norte, destacando-se a região de Flandres, devido a sua produção de lã.
- As regiões norte e sul da Europa foram interligadas por rotas terrestres e fluviais criadas pelas atividades comerciais. As feiras eram os locais de compra e venda de produtos dos negociantes. Até o século XIV, as feiras mais importantes eram na região de Champanhe, França.
- Esse comércio possibilitou o retorno das transações financeiras, o reaparecimento da moeda, ou seja, deu vida às atividades bancárias. Com isso a terra deixava de ser a única fonte de riqueza e um novo grupo social surgiu, os mercadores ou comerciantes. https://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento_do_s%C3%A9culo_XII
Nenhum comentário:
Postar um comentário